Ajudámos a ANSR a simplificar documentos jurídicos complexos
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) é a entidade responsável por garantir o cumprimento do Código da Estrada. Todos os anos, envia 2 milhões de cartas aos condutores que se portam mal ao volante. Mas as cartas (que, para complicar ainda mais, se chamam ofícios), deixavam mais dúvidas do que certezas.
Para acabar com as dúvidas, a ANSR simplificou-as. E de que maneira!
Como facilitar a vida aos condutores?
Excessos de velocidade, sinais vermelhos, estacionamentos demasiado confiantes… Por cada contraordenação, segue uma carta para o condutor prevaricador. Braços no ar: quantos de nós percebem à primeira o que têm a pagar, até quando têm de pagar e porque têm de pagar?
Estas cartas eram uma dor de cabeça também para a ANSR, que tinha juristas cuja única tarefa era explicá-las ao telefone. E o pior era que as perguntas dos condutores eram sempre as mesmas.
Foi preciso reescrever e redesenhar as cartas
A ANSR acelerou para a clareza. Nas novas cartas, pensou em tudo para facilitar a vida das pessoas:
- Evitou os termos jurídicos tanto quanto possível (impugnação?, improcedência?, efeito devolutivo?).
- Apagou informações inúteis (era assim tão importante saber a data da publicação de todas as leis?).
- Acrescentou informações essenciais (como pagar a multa?, como reagir se não se concordar?).
No fim, apostou num design que facilita a compreensão da carta e evita que o leitor fique atolado mal abra o envelope.
Cartas muito mais fáceis de entender
Testaram-se as cartas. A compreensão dos participantes sobre o que lhes estava a ser comunicado passou de 17% para 73%.
Não menos importante, os juristas da ANSR vão ter a sua missão facilitada. Quando começar a enviar as novas cartas, a ANSR vai receber menos pedidos de esclarecimento e menos reclamações. Ou seja: vai ter mais tempo para dedicar ao serviço público realmente importante.
Exemplo
Esta foi uma das cartas que a ANSR simplificou.