Project Description

Ajudámos os CTT a criar os conteúdos do novo site

  • Product communication
  • Copywriting
  • Information architecture
  • UX writing

Os CTT fazem parte da estrutura do país e do dia a dia das pessoas. Há muitos anos que ocupam o primeiro lugar no negócio dos correios em Portugal e não param de se transformar, tentando oferecer mais e melhor aos seus milhões de clientes.

Em 2019, decidiram tirar melhor proveito do mundo digital. Decidiram criar um novo site para que as pessoas encontrassem informação e pedissem serviços – sem perder muito tempo e sem chatices. Apostaram que a clareza era o melhor caminho e chamaram-nos para pôr mãos à obra.

Criar um site acessível

Os CTT tinham vários sites, com dezenas de produtos e rios de informação. A organização desses sites refletia a complexa estrutura da empresa. Os prazos, as regras e os preços dos serviços eram explicados com termos técnicos e frases complexas que dificultavam a compreensão. Por isso, usar o site nem sempre era fácil!

Faltava, em primeiro lugar, uma visão de conjunto do universo dos CTT. Faltava também reorganizar a informação e apresentá-la a pensar nas expectativas e necessidades de quem vê nos CTT uma solução.

Ouvir as pessoas

Para encontrar o sentido da mudança, os CTT analisaram os pontos fortes e fracos da sua comunicação, ouviram especialistas de cada serviço e clientes. Com esse conhecimento, organizaram um site facilmente navegável e produziram conteúdos acessíveis. Para isso, usaram as técnicas da comunicação clara:

  • Destacaram as informações mais importantes e as dúvidas mais frequentes.
  • Indicaram os passos necessários para completar ações concretas.
  • Criaram tabelas que permitem comparar produtos da mesma categoria.
  • Usaram palavras comuns, frases curtas, listas e títulos que facilitam a leitura.

Ir direito ao assunto

Quem visita o novo site dos CTT não precisa de muitos cliques para chegar à informação que procura. Também não precisa de se esforçar para entender tudo à primeira. Os CTT encontraram o ponto de equilíbrio que permite comunicar de forma simples informação complexa sem perder o rigor da mensagem.

Exemplo

Alguns detalhes do site ctt.pt.