Ajudámos os CTT a criar os conteúdos do novo site
Os CTT fazem parte da estrutura do país e do dia a dia das pessoas. Há muitos anos que ocupam o primeiro lugar no negócio dos correios em Portugal e não param de se transformar, tentando oferecer mais e melhor aos seus milhões de clientes.
Em 2019, decidiram tirar melhor proveito do mundo digital. Decidiram criar um novo site para que as pessoas encontrassem informação e pedissem serviços – sem perder muito tempo e sem chatices. Apostaram que a clareza era o melhor caminho e chamaram-nos para pôr mãos à obra.
Criar um site acessível
Os CTT tinham vários sites, com dezenas de produtos e rios de informação. A organização desses sites refletia a complexa estrutura da empresa. Os prazos, as regras e os preços dos serviços eram explicados com termos técnicos e frases complexas que dificultavam a compreensão. Por isso, usar o site nem sempre era fácil!
Faltava, em primeiro lugar, uma visão de conjunto do universo dos CTT. Faltava também reorganizar a informação e apresentá-la a pensar nas expectativas e necessidades de quem vê nos CTT uma solução.
Ouvir as pessoas
Para encontrar o sentido da mudança, os CTT analisaram os pontos fortes e fracos da sua comunicação, ouviram especialistas de cada serviço e clientes. Com esse conhecimento, organizaram um site facilmente navegável e produziram conteúdos acessíveis. Para isso, usaram as técnicas da comunicação clara:
- Destacaram as informações mais importantes e as dúvidas mais frequentes.
- Indicaram os passos necessários para completar ações concretas.
- Criaram tabelas que permitem comparar produtos da mesma categoria.
- Usaram palavras comuns, frases curtas, listas e títulos que facilitam a leitura.
Ir direito ao assunto
Quem visita o novo site dos CTT não precisa de muitos cliques para chegar à informação que procura. Também não precisa de se esforçar para entender tudo à primeira. Os CTT encontraram o ponto de equilíbrio que permite comunicar de forma simples informação complexa sem perder o rigor da mensagem.
Exemplo
Alguns detalhes do site ctt.pt.