Ajudámos a Fidelidade a implementar um programa de melhoria da comunicação
A Fidelidade sabe que as seguradoras existem para apoiar as pessoas nos momentos mais difíceis. E sabe também que a clareza e a coerência são peças-chave para que os clientes não se esqueçam disso.
É por isso que a Fidelidade faz questão de melhorar continuamente a forma como comunica. Desta vez, apostou em lançar um programa transversal, ambicioso e pioneiro em Portugal.
Como mostrar que as seguradoras não são todas iguais?
Haverá atividade que gere tanta desconfiança como os seguros? Ou que carregue uma imagem tão antiquada? A Fidelidade não se conforma com estas generalizações. Pelo contrário, sabe que só uma comunicação transparente e moderna evita os mal-entendidos.
Foi por isso que apostou na clareza, para que:
- os clientes compreendessem sem esforço as suas comunicações
- os colaboradores aprendessem a escrever de forma clara.
Um programa transversal e de longo prazo
A Fidelidade percebeu que tornar a comunicação mais clara é mudar toda uma cultura. Em todos os níveis da hierarquia, todos se mostraram motivados para levar este programa a bom porto.
O programa da Fidelidade incluiu:
- definir a voz da marca, para que a comunicação reflita a sua identidade
- criar um manual de escrita da companhia
- formar 700 pessoas nas técnicas da escrita clara
- produzir novos templates de cartas, para servirem de modelo e inspiração.
Bastaram 6 meses para os progressos saltarem à vista
Agora, nas cartas da Fidelidade:
- é mais fácil encontrar rapidamente a informação essencial
- a linguagem é mais simples e menos técnica
- a escrita ganhou rigor, correção e coerência.
Para garantir que a mudança não pára aqui, a Fidelidade formou em escrita clara 700 pessoas.