Ajudámos a Fidelidade a implementar um programa de melhoria da comunicação

  • Brand voice
  • Guia de estilo
  • Formação Português Claro®
  • Auditoria Português Claro®
Ascendi

A Fidelidade sabe que as seguradoras existem para apoiar as pessoas nos momentos mais difíceis. E sabe também que a clareza e a coerência são peças-chave para que os clientes não se esqueçam disso.

É por isso que a Fidelidade faz questão de melhorar continuamente a forma como comunica. Desta vez, apostou em lançar um programa transversal, ambicioso e pioneiro em Portugal.

Como mostrar que as seguradoras não são todas iguais?

Como mostrar que as seguradoras não são todas iguais?

Haverá atividade que gere tanta desconfiança como os seguros? Ou que carregue uma imagem tão antiquada? A Fidelidade não se conforma com estas generalizações. Pelo contrário, sabe que só uma comunicação transparente e moderna evita os mal-entendidos.

Foi por isso que apostou na clareza, para que:

  • os clientes compreendessem sem esforço as suas comunicações
  • os colaboradores aprendessem a escrever de forma clara.

Um programa transversal e de longo prazo

A Fidelidade percebeu que tornar a comunicação mais clara é mudar toda uma cultura. Em todos os níveis da hierarquia, todos se mostraram motivados para levar este programa a bom porto.

O programa da Fidelidade incluiu:

  • definir a voz da marca, para que a comunicação reflita a sua identidade
  • criar um manual de escrita da companhia
  • formar 700 pessoas nas técnicas da escrita clara
  • produzir novos templates de cartas, para servirem de modelo e inspiração.
Um programa transversal e de longo prazo
Bastaram 6 meses para ver progressos

Bastaram 6 meses para os progressos saltarem à vista

Agora, nas cartas da Fidelidade:

  • é mais fácil encontrar rapidamente a informação essencial
  • a linguagem é mais simples e menos técnica
  • a escrita ganhou rigor, correção e coerência.

Para garantir que a mudança não pára aqui, a Fidelidade formou em escrita clara 700 pessoas.

Exemplo

Uma das cartas melhoradas pela Fidelidade.

Antes

Imagem da carta antes da simplificação

Depois

Imagem da carta depois da simplificação