Ajudámos o MEO a integrar os conteúdos da TMN no seu site
A TMN nasceu com os primeiros telemóveis em Portugal. Em 2014, a marca tinha uma história longa e uma personalidade forte, mas o futuro estava na convergência. Inevitavelmente, o site do MEO era o oceano onde a TMN iria desaguar.
Para receber toda a informação da TMN, o MEO sabia que não bastava uniformizar o léxico, a voz e o design. Era preciso oferecer aos clientes uma experiência marcada pela clareza – uma aposta vencedora que o MEO já tinha feito em 2012.
O passado caberia no futuro?
O site do MEO, nascido muitos anos depois do site da TMN, era naturalmente mais moderno. Além disso, os seus conteúdos tinham sido reestruturados em 2012 para garantir a clareza, pelo que já tinham em conta:
- as necessidades, os interesses e as capacidades dos utilizadores
- o objetivo de tornar fácil a utilização na área comercial e no apoio ao cliente
- o facto de muitos utilizadores já acederem à internet a partir de smartphones e tablets.
O desafio era, portanto, duplo:
- integrar no site do MEO a rica herança dos conteúdos da TMN, modernizando-os à luz dos mesmos critérios de clareza
- aproveitar a oportunidade para melhorar ainda mais a experiência de utilização do site do MEO.
A clareza do MEO nos conteúdos da TMN
Quando adaptou os conteúdos da TMN ao seu site, o MEO teve o cuidado de ajudar os utilizadores a encontrar e compreender a informação que procuravam, fosse comercial ou de apoio técnico. Pôs-se na pele dos clientes, usou uma linguagem clara e apresentou os conteúdos na forma de perguntas e respostas.
Além disso, apostou numa linguagem mais próxima – privilegiando, por exemplo, os pronomes pessoais e possessivos (“O nosso técnico irá a sua casa”).
Não menos importante, aproveitou para arrumar as FAQ e as páginas de ajuda: eliminou umas, fundiu ou dividiu outras, ou deslocou-as dentro da estrutura do novo site, sempre que isso ajudasse os utilizadores.
A herança em boas mãos
A convergência consumou-se sem costuras nem pontas soltas, e as comunicações móveis são hoje património natural do MEO, como qualquer outra das suas áreas de negócio.
Acima de tudo, a clareza do site do MEO agrada a todos os clientes. Quem visita o meo.pt encontra, por exemplo:
- títulos informativos que facilitam a leitura
- listas que reduzem a complexidade das frases
- frases curtas que comunicam o essencial
- palavras comuns que não deixam dúvidas.
A TMN ficou bem entregue. Até já.
Exemplo
Alguns detalhes do site www.meo.pt.