Ajudámos a Ascendi a simplificar respostas a reclamações contra cobranças
![logotipo ascendi Ascendi](https://claro.pt/wp-content/uploads/2016/03/logotipo-ascendi-1.png)
A Ascendi é uma concessionária responsável por sete autoestradas. Sete autoestradas com cobrança automática significam muitas cartas de cobrança e respostas a reclamações.
Agora, quem enviar uma reclamação à Ascendi já não se vai perder a tentar perceber a resposta ou o cálculo do que tem a pagar.
![ascendi_01 Clausulados e desagregações: importa-se de repetir?](https://claro.pt/wp-content/uploads/2016/03/ascendi_01.png)
Clausulados e desagregações: importa-se de repetir?
Quando recebemos uma carta destas, sabemos que é importante, mas temos sempre outras coisas para fazer. Se não a percebemos à primeira, desistimos de a tentar decifrar. Quando voltamos a pegar no assunto, pode ser tarde de mais – e o que poderia ter ficado resolvido numa ida ao multibanco transforma-se numa guerra.
A Ascendi quis tornar as suas respostas percetíveis e eficazes, para facilitar a vida aos condutores. O que estava na origem de cada uma? O que é que o condutor procura saber quando as lê? Foi com estas perguntas na cabeça que a Ascendi simplificou as suas respostas, nunca esquecendo que 80% dos portugueses têm um baixo grau de literacia.
Uma forma mais simples de dizer o mesmo
Nas novas respostas, a Ascendi evitou os termos jurídicos, usou palavras simples, apagou tudo o que não era preciso e ainda acrescentou informações que ajudam os condutores nas fases seguintes do processo. Tudo com um design que torna a leitura fácil e agradável, para que ninguém se perca quando quiser encontrar alguma informação em particular.
Além disso, a Ascendi criou um manual de escrita e fez formação. Para quê? Não só para reforçar a identidade da sua marca, mas para garantir que as respostas futuras vão ser igualmente percetíveis e eficazes.
![ascendi-02 Uma forma mais simples de dizer o mesmo](https://claro.pt/wp-content/uploads/2016/03/ascendi-02.png)
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Na Ascendi, procuramos constantemente melhorar a qualidade e a eficiência do serviço que prestamos aos nossos clientes. Concluímos que conseguiríamos ajudá-los mais e reduzir as reclamações reincidentes sendo claros e diretos na comunicação. Hoje, os resultados mostram que estávamos certos.
O comprometimento da Claro com a clareza e a simplificação de conteúdos é inesgotável – conseguiram passar-nos esse mindset e, em conjunto, concretizámos um trabalho brilhante. Não fizemos apenas uma revisão de conteúdos, construímos uma nova atitude.
Filipe Melão
Gestor de Marketing Estratégico
![ascendi-03b Condutores mais tranquilos](https://claro.pt/wp-content/uploads/2016/03/ascendi-03b.png)
Condutores mais tranquilos
Quem não percebe reclama sempre. Prova disso é o facto de as reclamações reincidentes terem descido 54% logo nos dois primeiros meses. Isto mostra que muitos dos condutores que contactavam a Ascendi o faziam por não conseguirem perceber o que tinham de pagar e como podiam fazê-lo.