Dicionário: as palavras difíceis da COVID-19
Nas últimas semanas, entraram-nos pela casa adentro muitas palavras e expressões que não faziam parte do nosso dia a dia. Andámos a escarafunchar notícias, discursos e sites para perceber como e quando são usadas.
Algumas palavras e expressões podem ter vários significados. Neste dicionário, preocupámo-nos apenas em explicar a forma como estão a ser usadas durante o surto de COVID-19.
Se encontrar alguma informação incorreta, avise-nos por favor: covid19@claro.pt
A.
Evitar estar perto de outras pessoas, para evitar a transmissão do coronavírus.
Por exemplo, se precisar de ir ao supermercado, não se aproxime muito das outras pessoas que estão na fila, deixe pelo menos 2 metros de distância.
O esforço de cada pessoa para não apanhar nem transmitir a doença COVID-19.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) ou a delegada ou delegado de saúde.
Quando uma pessoa tem COVID-19 e outras doenças ao mesmo tempo.
As condições que cada pessoa tem para se proteger de ser infetada pelo coronavírus. Por exemplo, ter máscara ou luvas para usar quando for necessário.
Os equipamentos que cada pessoa usa para se proteger de ser infetada pelo coronavírus. Por exemplo, máscaras, desinfetantes, luvas, etc.
É a fase mais crítica no combate à pandemia de COVID-19. Isso significa que o vírus está a transmitir-se de forma bastante ativa e as autoridades já não conseguem perceber quem infetou quem.
Por isso, são tomadas medidas para mitigar a transmissão e as consequências da doença – ou seja, para as diminuir e tornar menos intensas.
Algumas das medidas são:
- passam a ser testadas mais pessoas
- aumenta o número de hospitais e de outras unidades de saúde que recebem as pessoas doentes ou que se julga estarem infetadas.
Grupo de pessoas que mais facilmente podem apanhar a COVID-19 ou para quem as consequências desta doença podem ser piores.
Quando uma pessoa fica a receber tratamento em casa.
Quando uma pessoa está doente com a COVID-19 e se afasta da convivência com as outras pessoas para não as contagiar. A duração do isolamento é decidida pela médica ou médico.
Quando uma pessoa, que está saudável mas esteve numa situação em que pode ter sido infetada pelo coronavírus, se afasta da convivência com as outras pessoas para não as contagiar. A duração do isolamento profilático é decidida pela médica ou médico.
Quando uma doença se espalha rapidamente por todo o mundo e afeta muitas pessoas ao mesmo tempo.
Um conjunto de medidas previstas para reduzir as consequências da COVID-19.
Mandar uma pessoa para a sua casa.
Conjunto de medidas que se aplicam quando alguém desrespeita certas regras.
Quando uma pessoa, que está saudável mas esteve numa situação em que pode ter sido infetada pelo coronavírus, se afasta da convivência com as outras pessoas para não as contagiar. A duração da quarentena é decidida pela médica ou médico.
Medidas que permitem ao Estado usar, durante algum tempo, bens, serviços e instalações que pertencem a outras pessoas ou empresas. Estas medidas também permitem ao Estado pedir o trabalho de profissionais que trabalhem em empresas.
Grande probabilidade de transmitir ou de apanhar de uma doença.